Deus foi criado para estimular o medo e a submissão entre os homens

As religiões sempre se demonstraram excelentes meios de dominação. Lideranças religiosas exercem um poder incrível, pois a associação destas com a divindade lhes dá uma imagem de incorruptíveis, transmitindo uma confiança que nunca é questionada.

Desde a antiguidade, atribuir as coias a Deus era um meio de legitimar ideias e decisões. O poder de faraós, por exemplo, ganhava força quando associado à Deus ou divindades. Moisés teve que inventar que a tábua dos dez mandamentos foi "recebida por Deus" para que o que estava escrito pudesse ser autenticado. Até hoje, a teocracia iraniana no Oriente Médio ganha força com a sua divinização.

Portanto concluo que Deus, na verdade é um ser mitológico criado para estimular o medo e a submissão em pessoas e legitimar os valores associados a Ele. As pessoas tem medo do desconhecido e a ideia de um Gigante Invisível a nos controlar nos estimula a sermos cada vez mais submissos não somente a Deus, mas a lideranças terrestres que tem, a sua maneira, algum tipo de divinização.

Pode parecer coincidência, mas quanto mais religiosa for uma pessoa, mais submissa á lideranças terrestres ela será. Deus é comparável ás lideranças terrestres por ser supostamente o seu equivalente na gestão do universo. Se casas, bairros, cidades, estados, países e até o mundo têm lideranças, porque não o universo? Quem pensa que tudo é feito por pessoas e acha impossível o universo ser auto-controlável, vai usar a analogia para defender a suposta existência de Deus.

Outra coisa: a crença em Deus é instintiva. Tem base na  necessidade de um tutor. Lembra da lenda do patinho que sai do ovo e elege a primeira coisa que vê como mãe? Pois é. Isso explica porque pessoas menos racionais tendem a acreditar mais em Deus. A inteligência, quando desenvolvida nos faz analisar as coisas e perceber que é impossível o universo ser "governado" por uma pessoa.

Mas o bom (para os líderes da terra, sejam religiosos, políticos ou econômicos) é que a ideia da existência de Deus faz a humanidade mais submissa. Com medo (temente) de uma divindade que não conhecem, são capazes de fazer qualquer coisa em prol de quem falar em nome de Deus.

Comprovadamente, a fé em Deus é a forma mais fácil de convencer as pessoas a fazer o que as lideranças querem. Nunca houve meio mais fácil de escravizar as pessoas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trocar religião por bebida e drogas é trocar uma ilusão por outra

De olho no voto de evangélicos, Lula faz uma carta em prol das religiões

Retrocesso: filme "espírita" arranca ator de seu ateísmo