A Regeneração não veio. E agora?

Domo Arigato - Blog Espiritismo de Verdade

Allan Kardec havia dito que a evolução da humanidade seria LENTA e GRADUAL. Mas parece que para os "espíritas" brasileiros , "lenta" e "gradual" se refere a um punhadinho de anos. Uns míseros mil anos seriam suficientes para grandes mudanças. Erradíssimo.

Se até nações milenares anda não atingiram o que seria o mínimo ideal de uma sociedade justa e inteligente, imagine um país jovem, mal nascido há pouco mais de 500 anos? Nação que mal começou a aprender a engatinhar e que para os "espíritas" menos esclarecidos é considerada a "nação mais evoluída do planeta"(??!!), capaz de dar "grandes lições de humanidade".

Pois quem está por dentro da realidade e leu os livros originais de Allan Kardec reconhece que a evolução humana levaria bilhões de anos para subir cada degrau. Os últimos anos demonstram que ainda estamos bem atrasados, com todos os instintos e a nossa sede por ganância perfeitamente intactos. Ainda agimos como animais e usamos a nossa capacidade de raciocínio de forma ainda bastante equivocada, tomando as piores decisões e soltando os mais cruéis preconceitos.

A lorota "espírita" de que entramos em regeneração mostra uma verdadeira pressa, não em nos evoluir, mas em assumir um rótulo de superioridade não condizente com a realidade, mas perfeitamente atrelado à nossa vaidade e à ganância que insistimos em manter.

É muito fácil para muitos acharem que é muito bom comemorarmos a mudança de estágio, mesmo quando ela não ocorre de fato. A vaidade é um dos nossos instintos e assumir um rótulo estigmatizado como algo positivo nos agrada bastante, ao mesmo tempo que nos mantém inertes diante da evolução.

Por causa de nossa vaidade, entramos em "centros espíritas" para fingirmos que estamos entrando em uma era de transformação. Mas, ora, cadê esta transformação? Na verdade, o que queremos mesmos é o rótulo de "progresso" que servirá para esconder o nosso teimosos conservadorismo que nos aprisiona na zona de conforto.

Vamos ser realistas: este papo de "regeneração" é uma ilusão. Ainda estamos bem primitivos e continuo a pensar se ainda estamos longe de entrarmos na fase de "provas e expiação", pois há muito de barbaria na sociedade atual.

O que podemos garantir e que as lideranças "espíritas" que se consagraram no Brasil mentiram para os seus seguidores, forjando uma evolução irreal, com base em estereótipos mesquinhos e atitudes medíocres. Não, a regeneração ainda não chegou e a realidade mostra que temos muito mais a aprender do que pensávamos.

Ou os "espíritas" reconhecem isto, se livrando das ilusões fabricadas pelos Chicos e Divaldos da vida, ou é melhor fechar as portas de "centros" e procurar lideranças mais realistas a nos alertar sobre o que está acontecendo no mundo real.

O fato é que não estamos evoluindo. E se não admitirmos isto, aí é que a evolução nunca virá, sendo cancelada por inúmeras vezes e por um longuíssimo e muito distante prazo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trocar religião por bebida e drogas é trocar uma ilusão por outra

De olho no voto de evangélicos, Lula faz uma carta em prol das religiões

Retrocesso: filme "espírita" arranca ator de seu ateísmo