Nova pesquisa mostra que ateus são mais inteligentes que religiosos

Antes de começar esta postagem, é preciso esclarecer que o resultado desta pesquisa nada tem de ofensivo. É nítido o fato de que a fé trava a racionalidade por estar mais ligada a emotividade. Coração não foi feito para pensar e serve apenas para bombear o sangue. Mesmo que religiosos sejam inteligentes, no assunto da religiosidade eles resolvem por os cérebros para descansar.

Um grupo de pesquisadores ingleses ligado à Psicologia chegou a conclusão de que ateus são mais inteligentes que religiosos. A mesma pesquisa concluiu que agnósticos se situam em nível intermediário, mais inteligentes que religiosos, porém menos que ateus.

O problema dos religiosos, a nosso ver é que não conseguem compreender os absurdos e contradições dos dogmas religiosos, além de aceitarem tranquilamente que o infinitamente imenso universo é governado por um homem com superpoderes que só vive escondido. Além disso, ateus tem mais coragem de verificar os dogmas religiosos através da racionalidade, enquanto religiosos, amordaçados pela fé, se recusam a questionar dogmas, não raramente por medo.

O medo de serem ridicularizados  diante da sociedade faz com que muitos se mantenham na fé religiosa sem contestá-la, criando uma espécie de transe coletivo que faz com que absurdos da religião sejam facilmente aceitos como verdades inquestionáveis.

Cerca de 63 mil pessoas de várias crenças e não crenças fizeram um teste durante cerca de meia hora cujas questões envolviam aspectos que verificam capacidades como planeamento, raciocínio, atenção e memória. Religiosos tiveram mau desempenho em questões que chocavam a lógica e a intuição.

Sabe-se que o ser humano é induzido pelo instinto a procurar coisas que exijam menos esforço próprio. A religiosidade é ótima nisso pois não cobra intelecto (que exige muito esforço), além de entregar a resolução de problemas a divindades. O religioso não precisa se esforçar para resolver problemas que serão entregues a uma suposta divindade que irá resolvê-las.

É comprovado que religiosos são mais crédulos, aceitam mais teses absurdas, são incapazes de detectar contradições complexas e costumam confiar em falsos líderes que se apresentem como bons e guardiões da moral.

Isso explica porque aos poucos sociedades evoluídas vão banindo a religiosidade, com um número cada vez maior de não-religiosos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trocar religião por bebida e drogas é trocar uma ilusão por outra

De olho no voto de evangélicos, Lula faz uma carta em prol das religiões

Retrocesso: filme "espírita" arranca ator de seu ateísmo