O ateu Ricardo Boechat morre um dia antes do Dia do Orgulho Ateu

Um desastre ocorrido ontem em São Paulo matou o jornalista Ricardo Boechat, que estava em um voo irregular de helicóptero, em uma situação que está sendo investigada. Boechat era âncora dos principais jornais da Rede Bandeirantes e havia apresentado o programa matinal no rádio de ontem.

Boechat era ateu e defensor do fim da intolerância religiosa. Pode parecer estranho para muitos, mas os ateus conseguem compreender as religiões bem mais do que os religiosos, pois percebem o caráter cultural das várias seitas e igrejas, entendo que as mesmas não devem interferir no mundo real, pois nenhuma delas foi criada para isso.

Os ateus compreendem que as religiões não atrapalhariam se ficasse limitadas a suas funções de entreter e de servir como terapia para muitas pessoas. Mas quando interfere na tentativa de solução dos problemas do mundo real, as religiões mostram a sua falha, tentando impor à coletividade ideias e conceitos sem comprovação real, como se fossem verdades inquestionáveis.

Nada disso. Todos só temos a obrigação de aceitar o que pode ser comprovado e isso Boechat sabia muito bem, embora em política - muito mais por culpa de sua emissora, a ultracapitalista Bandeirantes - deixasse a desejar diante das opiniões direitistas demonstradas em seus programas diários. 

Boechat deveria ter em política o que teve em religião: defender apenas o que pode ser comprovado. Mas isso é assunto para outras oportunidades, já que o talento profissional do jornalista recém falecido é inquestionável, mesmo condenando políticas que um dia beneficiaram o Brasil e os brasileiros. Boechat precisava acreditar menos no Deus Mercado, tão "real" quanto do Deus das religiões recusado por ele. 

Curioso que Boechat morreu um dia antes do Dia do Orgulho Ateu, que nossa equipe frequentemente se esquece de comemorar, pois a data é pouco divulgada num país onde mais de 90% acredita em Deus e uma gigantesca parte segue algum tipo de religião.

Fica aqui a nossa homenagem a Boechat e respeito imenso à sua família. Também aproveitamos para parabenizar os ateus - incluindo Boechat - pela data e que continuamos numa luta muito difícil de tentar provar a todos de que a ideia do universo governado por um homem que vive se escondendo é absurda e que ser ateu não é sinônimo de burrice nem de mau-caratismo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trocar religião por bebida e drogas é trocar uma ilusão por outra

De olho no voto de evangélicos, Lula faz uma carta em prol das religiões

Retrocesso: filme "espírita" arranca ator de seu ateísmo