Porque o ateísmo incomoda muita gente?

A ideia de uma Liderança Universal na figura de um homem que vive escondido é facilmente aceita pela sociedade. A necessidade de sociabilização fortalece ainda mais a aceitação desta ideia, já que valores morais que favorecem a confiabilidade estão fortemente relacionadas com a crença nesta Liderança Universal chamada "Deus".

Crer em Deus é importante para a vida social, pois as pessoas ainda acreditam na religiosidade como reguladora da moral e do respeito ao próximo. Há quem não consiga enxergar altruísmo sem fé religiosa. Vários destes costumam misturar altruísmo como fé, como se fossem uma coisa só. 

Graças a essa ideia, o ateu é visto como um rebelde anti-bondade, uma pessoa má, pervertida e incontrolável, que merece, no mínimo, o isolamento social. A altíssima popularização da religiosidade acaba criando um espiral do silêncio, onde vários ateus e agnósticos têm que fingir alguma religião para não viver sozinho (e não ficar sem emprego).

Porque o ateísmo incomoda a maioria das pessoas? Porque a simples negação da crença em uma divindade traz tanta discórdia a ponto de gerar violência contra quem se recusa a aderir a um tipo de fé? Porque as pessoas não conseguem entender que fé e credulidade são sinônimos e agem da mesma forma em nossos cérebros?

Isso tem muito a ver com o que falamos. A fé como reguladora do respeito ao próximo. Junto a isso, o resquício de nossa infância da necessidade de ter um tutor: e este Tutor seria Deus. gostamos de ter alguém cuidando de nós e quando ficamos adultos, perdemos a tutela de nossos genitores. mas ainda precisamos de tutela. É aí que entre Deus, o tutor da humanidade.

Mas peraí: porque um só tutor? Porque não vários? A religiosidade supões conservadorismo e conservadorismo supões ordem, organização. E nada mais organizado em acreditar que o universo é controlado por UM SÓ HOMEM. Vários deuses significaria baderna e mesmo que cada religião de um nome diferente ao Controlador do Universo, verifica-se que se trata do mesmo e único Deus.

Por isso que as religiões, exceto algumas menos conhecidas, não admitem o politeísmo. Santos, anjos e "espíritos de luz" são subalternos desse Deus único, como se fossem uma espécie de ministério do "Presidente do Universo". são divindades, mas não deuses. Deus, em si, é um só.

Voltando ao tema proposto, a crença em Deus é defendida pela sociedade porque significa ordem, significa que tudo está sobre controle. Perceber que pessoas, mesmo invisíveis, controlam as nossas vidas nos traz tranquilidade e ilusão de organização. Se há uma pessoa observando, tudo parece tranquilo.

Estamos acostumados a achar que apenas pessoas podem controlar as coisas (ainda não entendemos o fato de que a natureza é auto-reguladora) e por isso pensamos que o universo, os fenômenos naturais e até a nossa moral, são controladas por pessoas, mesmo as invisíveis (ou inexistentes?).

Recusar que somos controlados por pessoas invisíveis (divindades) soa ruim para a grande maioria de pessoas, acostumadas a ver na Terra tudo senso feito por pessoas. Curioso que para reforçar a nossa espiritualidade, usamos exemplos materiais, além de continuarmos pensando que o mundo espiritual funciona igualzinho como na Terra, com ministros, cientistas, administradores, artistas, etc. Mas ninguém leu e nem quer ler Allan Kardec, fazer o quê?

Enquanto não amadurecemos, vamos continuar acreditando que um homem que vive escondido continua a controlar o universo e as nossas vidas. A inteligência suprema causa primária de todas as coisas, tem a obrigação de ser antropomorfizada, para satisfazer as nossas taras infantis, responsáveis pelo emperramento da evolução espiritual de nossa humanidade, ainda aprisionada no mais retrógrado medievalismo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trocar religião por bebida e drogas é trocar uma ilusão por outra

De olho no voto de evangélicos, Lula faz uma carta em prol das religiões

Retrocesso: filme "espírita" arranca ator de seu ateísmo