As religiões travam a evolução da humanidade

A lei brasileira considera como direito protegido o fato de alguém seguir uma religião. Por mais doidos que sejam os dogmas e mais absurdas sejam as crenças, os legisladores - e consequentemente, a opinião pública - entendem que as pessoas tem sim o direito de acreditar no que quiserem e isso deve ser não somente respeitado como protegido.

Só que o direito a fé tem travado a evolução intelectual da humanidade. Além de servir como algo a dispensar a intelectualidade, já que para muitos, a fé é um tipo de sabedoria, a proteção serviria também para legitimar dogmas absurdos, fazendo com que fiéis cheguem a níveis de loucura, sob vista grossa de pessoas que respeitam a fé religiosa.

A religiosidade tem impedido um progresso verdadeiro da humanidade. Embora para os fiéis religiosos, a religiosidade seja um sinal de evolução. Algo facilmente desmentido pelo fato de que nações mais evoluídas, com nível de educação mais avançado, estarem aos poucos eliminando a religiosidade de seus costumes.

Graças a religiosidade, ninguém mais está disposto a raciocinar. Raciocinar é muito chato. Acreditar é bom, dá prazer, emociona, nos faz chorar. Religiosidade estimula a bondade (embora a bondade não dependa dela). "Como seremos bons sem a religião?", é o que pensam os fiéis.

Por estar relacionada a muitos valores positivos, embora seus livros doutrinários estejam cheios de crueldade e irresponsabilidades em seus conteúdos, a religiosidade ganhou uma solidez na lista de valores a serem protegidos pela humanidade. A fé, inclusive é tratada como maior qualidade do povo brasileiro, gerando um estranho orgulho que nos faz pensar ser um povo melhor que os outros.

Mas o fato das nações mais evoluídas estarem se livrando das religiões é uma prova inquestionável de que a religiosidade atrapalha a evolução humanitária. A fé, usada normalmente em relação a assuntos religiosos, acaba acostumando aos fiéis a usá-la nos assuntos não religiosos. Foi assim que nasceu a pós-verdade, que nada mais que a fé aplicada nos assuntos cotidianos.

Acreditar é aceitar uma coisa sem verificar. Como enxergar algo positivo em relação a isso? Como achar que a humanidade irá evoluir acreditando ao invés de raciocinar? Para que serve nosso cérebro? Para pesar a cabeça? A humanidade perde muito em proteger a religiosidade.

Enquanto não nos livrarmos da religiosidade, fontes de inúmeros preconceitos e definições estranhas, resultantes da visão míope facilitada pela fé, estaremos presos na irracionalidade primitiva que tando geraram - e ainda geram danos na humanidade. Até porque a nossa noção de moral é puramente religiosa. Os estragos acontecem diante de nossos olhos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trocar religião por bebida e drogas é trocar uma ilusão por outra

De olho no voto de evangélicos, Lula faz uma carta em prol das religiões

Retrocesso: filme "espírita" arranca ator de seu ateísmo