Ateísmo: uma escolha para ficar sozinho?

Escrito pela equipe Atheist Revolution, 02/06/2020 - tradução equipe Ateísmo Espírita

O ateísmo é uma escolha que se faz? Acordei uma manhã e decidi que seria ateu? Não foi? Reconheci que havia me tornado ateu, apesar de fazer tudo o que podia para lutar contra isso, e gradualmente me deparei com isso . O que eu escolhi foi aplicar o rótulo a mim mesmo e contar ao menos algumas outras pessoas sobre isso. Escolho essas coisas, mas acho que não escolhi o ateísmo . Mesmo quando jovem, eu estava suficientemente familiarizado com o modo como os ateus eram vistos na cultura mais ampla que eu não teria escolhido o ateísmo para mim.

Enquanto fazia algumas leituras na blogosfera ateu, me deparei com um post de JC Samuelson no Ex-Christian.net (atualização: link não está mais ativo) que chamou minha atenção: "Ateísmo público: uma questão de imagem ou discriminação?" Embora a postagem não esteja mais disponível, suspeito que a maioria de vocês tenha dado alguma atenção ao tópico refletido no título. As atitudes negativas que os ateus enfrentam mais sobre relações públicas ou discriminação? Mas havia algo mais sobre o post que chamou minha atenção e me levou a escrever esse post.

O artigo inteiro é uma leitura boa e instigante, mas algo no primeiro parágrafo causou uma impressão particularmente forte.

Em um mundo em que a fé e o sobrenaturalismo sempre governaram, ser ateu (no sentido mais amplo possível e incluindo naturalistas de muitas faixas) nunca foi fácil. Classicamente, o indivíduo que reivindica esse título (ou alguém assim) arrisca alienar todo o seu círculo social e, dependendo da importância, a sociedade em geral. Em outras palavras, escolher o ateísmo parecia ser - e talvez ainda esteja em alguns lugares - uma escolha para ficar sozinho. [itálico adicionado para ênfase]

Isso é preciso? O ateísmo é realmente uma escolha para ficar sozinho? Eu acho que pode haver algo nisso. Não temos que supor que alguém que "saia" como ateu hoje em um país predominantemente religioso com uma longa história de ateus demonizantes (por exemplo, os Estados Unidos) tenha pelo menos alguma compreensão das consequências que provavelmente enfrentarão?

Se assumirmos que a maioria dos ateus está ciente do grau em que eles serão isolados por suas profissões de ateísmo, devemos perguntar por que alguém escolheria deixar que os outros saibam que são ateus, a menos que desejem ficar sozinhos. Nós ateus preferimos a verdade à aceitação? Simplesmente nos empolgamos com o desejo de nos rebelar?

É claro que questões como essa sugerem que o ateísmo é uma escolha, e não acho que seja isso que muitos de nós experimentamos. Em um ponto da minha vida, eu estava consciente de fazer uma escolha de abraçar o ateísmo, mas isso não era o mesmo que escolher ser ateu. Era mais como decidir abraçar que eu estava perdendo meu cabelo e não removendo meu cabelo. Hoje, tenho muita dificuldade em imaginar que poderia voltar ao cristianismo, mesmo que quisesse. Eu poderia realmente desaprender praticamente tudo o que sei e recuar para a superstição e fé irracional? Muito o que pensar.

Samuelson continuou descrevendo como o avivamento ateu que estava ocorrendo na época estava mudando o grau em que os ateus são isolados, pelo menos para os ateus que tiveram a sorte de viver em áreas razoavelmente progressivas. Se correto, poderíamos prever que em breve começaríamos a ver um tipo diferente de ateu. Na época, observei que apenas a passagem do tempo nos mostraria se os efeitos positivos do movimento ateu durariam ou continuariam a se espalhar para outras áreas.

Quanto à questão de se os ateus estão lidando com um problema de relações públicas ou de discriminação, eu posso responder com uma palavra ... sim. Temos um sério problema de relações públicas e somos frequentemente discriminados. Qualquer dicotomia aqui é falsa. Eu não acho que os ateus estão fazendo uma escolha para ficar sozinho, porque eu não acho que a maioria de nós está escolhendo ser ateus. Além disso, a persistência do fanatismo anti-ateu é tal que não acho que devamos culpar os ateus pelo fanatismo dirigido a nós.

Nota da equipe Atheist Revolution: Uma versão inicial deste post apareceu na Atheist Revolution em 2007. Foi revisada e atualizada em 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trocar religião por bebida e drogas é trocar uma ilusão por outra

De olho no voto de evangélicos, Lula faz uma carta em prol das religiões

Retrocesso: filme "espírita" arranca ator de seu ateísmo