Ateu que acredita em Chico Xavier não é ateu de verdade

Muita gente se esquece do verdadeiro significado de ateu. Ateu é aquele que não acredita em nenhuma divindade e nem em estórias sobrenaturais. Mas para a opinião pública, "ateu" é aquele que não acredita no Deus cristão, o único considerado verdadeiro pelos habitantes de países onde o Cristianismo é religião oficial. Esse conceito de ateísmo é que estimula o ódio e o preconceito que vemos por aí.

Mas há ateus que parecem seguir este conceito, pois alguns acreditam em certas divindades, outros abraçam pseudociências, outros abraçam alguma crença sobrenatural, etc.. Mas há ateus que se deixam enganar pelo maior farsante da história religiosa do Brasil: o beato esquizofrênico Francisco Cândido Xavier, o Chico Xavier, vulgo "Lápis de Deus" e suposto "maior filantropo do Brasil".

Um dos membros deste blog entrou em uma comunidade de ateus onde uma postagem ridicularizava o falso médium com aquele famoso meme "falava sozinho e anotava o recado". Na mesma postagem, várias pessoas admitiram a farsa como médium, mas elogiavam o suposto altruísmo extremo atribuído a ele, que é igualmente falso: pois o mito de caridade foi criado para protegê-lo das denúncias de charlatanismo.

Este membro quase compra uma briga feia com um ateu que defendeu de forma ardorosa Chico Xavier como benfeitor, mesmo sendo a sua suposta benfeitoria ausente de resultados práticos relevantes. Este ateu demonstrou que também usa a fé em uma divindade - Xavier era considerado o "santo vivo" pelos seus admiradores - acreditando em um mito sem comprovação real. Ou seja, o tal ateu usou a fé.

Chico Xavier pode ser considerado a maior e mais bem sucedida mentira (fake news) mundial, pois conseguiu enganar até mesmo ateus que, mesmo sem provas convincentes, resolveram confiar em um farsante com problemas mentais que usou a caridade para se proteger de denúncias de sua farsa e usou a sua fama de filantropo para se tornar o maior nome de uma seita farsesca cheia de contradições.

Portanto, para nós, ateu que acredita em Chico Xavier nunca é ateu. Ateu que acredita no beato de Uberaba não pode ser considerado ateu, pois elegeu a sua religião e seu "Deus". Se baseou em um mito para definir a sua adoração subjetiva a um farsante que nada fez para tirar os pobres de sua condição ruim, apenas oferecendo paliativos e palavras vagas de suposto conforto.

Ou sejamos ateus de verdade e descartemos todo e qualquer tipo de divindade, incluindo farsantes disfarçados de benfeitores, ou assumamos que seguimos uma fé, coisa que nada tem a ver com o ateísmo. Pois ateu não tem fé, contesta, investiga, verifica, raciocina. E cá para nós, confiar em um farsante como Chico Xavier é tarefa exclusiva para crédulos deslumbrados, não para ateus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trocar religião por bebida e drogas é trocar uma ilusão por outra

Retrocesso: filme "espírita" arranca ator de seu ateísmo

De olho no voto de evangélicos, Lula faz uma carta em prol das religiões