Porque o Ateísmo incomoda tanto?

A sociedade poderia continuar religiosa e tolerar o Ateísmo. Afinal, o ateísmo não é uma crença e sim uma não-crença. Ateísmo é simplesmente não crer em divindades como deuses, santos, demônios, etc. e nos dogmas ligados a elas. 

Mas a simples menção da palavra "ateu", já faz muita gente se contorcer em cima do sofá. Incomoda a um gigantesco número de pessoas a ideia de haver uma pessoa que não acredite em Deus. 

Mesmo este blog foi objeto de cítica por parte de "espíritas" que não admitem o fato de que o universo não é controlado por uma pessoa. Mas porque o Ateísmo incomoda tanto? Vamos tentar responder.

Duas coisas são básicas para a crença em Deus: o instinto de proteção e a noção terrena de liderança. Há outros aspectos que nos obrigam a mantermos esta crença, mas estes dois estão sempre presentes entre os motivos que fazem com que alguém acredite em Deus.

Nosso instinto de sobrevivência exige a existência de um tutor. Misto de líder, juiz e pai, este tutor deve ser ao mesmo tempo o responsável para nos orientar, regular, julgar e cuidar de nós. Seria alguém capaz de resolver os mais intrincados problemas. Como a humanidade ainda se encontra bastante imatura (o nosso cotidiano nunca para de comprovar isso), precisamos de uma babá e Deus é a melhor, digamos, "Pessoa" para cumprir esta função.

Sobre a noção de liderança, caracterizamos o líder do universo com as mesmas características dos líderes que conhecemos no Planeta Terra. Sim, acredite: a crença em Deus é material, mesmo que Deus não seja material, a crença n'Ele se baseia na noção que temos das lideranças terrestres. "Se lugares, empresas e objetos tem um dono, um líder humano, porque não o universo?", declaram os que acreditam em Deus.

Para muitos, é impossível que a natureza seja auto-controlável. Estamos acostumados a ver coisas sendo feitas por pessoas. Nos acostumamos tanto que passamos a achar que tudo no universo deve ser feito por pessoas, mesmo que seja em forma espiritual (nunca se esqueçam: espíritos são pessoas sem corpos - quando dizemos que Deus é espírito, dizemos que Deus é pessoa).

Explicados os motivos que levam a origem da crença, resta tentar entender porque o Ateísmo incomoda muita gente. Porque a simples frase "eu não acredito em Deus" possa iniciar violentas discussões, brigas e até atitudes que geram prejuízo alheio ou até a morte?

Simples. Se Deus é um líder e um tutor, entende-se que existe alguém que coloca as coisas em ordem. Ordem exige controle, e controle exige uma liderança humana. Quem não ouviu alguma declaração que diga coisas como "ainda bem que Deus existe, pois sem ele tudo seria uma bagunça"?

Ou seja, se Deus é a liderança que controla o universo e tudo que está incluído nele, inclusive o nosso cotidiano, para os "tementes a Deus", ser ateu significa estar contra a ordem resultante do controle divino. Ser ateu é entendido como ser rebelde, ser desobediente a maior autoridade do universo. Para ser ainda mais claro: ser ateu é compactuar com a desordem e com o descontrole.

Por isso que o Ateísmo irrita muita gente. Crer em Deus é aceitar a "organização" que supostamente vem de Sua liderança. Para uma sociedade que não aceita a natureza auto-controlável, é salutar acreditar por mais absurda que pareça, na ideia de que existe um homem que controla o universo. 

Não crer nesse controle soa como adesão a uma espécie de bagunça, que os que acreditam em Deus definem, equivocadamente, como origem de todos os problemas terrestres. Se esquecendo com frequência que a religiosidade - que inclui a crença em Deus - é grande responsável por muitas desgraças e por nossa inércia em tentar resolvê-las.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trocar religião por bebida e drogas é trocar uma ilusão por outra

De olho no voto de evangélicos, Lula faz uma carta em prol das religiões

Retrocesso: filme "espírita" arranca ator de seu ateísmo