Olavo de Carvalho é a nova "liderança" do "Espiritismo" brasileiro?

A tranquilidade mostrada pelos meios oficiais do "Espiritismo" brasileiro diante da chegada ao poder de um fascista como Bolsonaro, em confronto com a preocupação mostrada no último governo de Dilma Rousseff, dão a entender que a versão deturpada da doutrina já escolheu seu lado e não é o da população e nem o de governos comprometidos com o progresso do Brasil.

Apesar de não assumir publicamente, a Federação que controla o "Espiritismo" brasileiro, FeB, deixa claras as intenções de apoiar Jair Bolsonaro, fato coerente com o direitismo sempre mostrado pela FeB desde que se instalou no país importando os ideais de Jean Baptiste Roustaing (apesar de usar Allan Kardec como "cartório" ideológico para seus dogmas absurdos).

A adesão a Bolsonaro é demonstrada discretamente através da omissão. Não houve qualquer texto que mostre preocupação com a chegada de um fascista a Presidência da República, conquistada às custas de muitas mentiras e muitas ofensas. Muitas pessoas ingenuamente acreditavam que precisavam resolver os problemas do país - maioria de origem econômica - na porrada e no punitivismo. 

É bom esclarecer uma coisa. O protesto contra Bolsonaro assinado em nome do Espiritismo (sem aspas) é de responsabilidade de espíritas não ligados a FeB e que consideram Chico Xavier, o nome mais famoso do "Espiritismo" (com aspas) um deturpador. Este blog pensa da mesma forma. O "médium" de Uberaba foi realmente um deturpador e sua mediunidade desperta dúvidas.

Xavier foi o principal garoto propaganda da FeB, que o transformou não apenas em um mito como também em um semi-deus. Sua suposta paranormalidade o deu poder de influência e até hoje desperta o sentimento de forte fanatismo em admiradores por todo o Brasil.

Mas Xavier foi um ultra-conservador que considerava gays doentes, negros e índios animalescos e a mulher inferior ao homem. Além de apoiar sem restrições a ditadura militar em sua pior fase e defender a Teologia do Sofrimento criada por Teresa de Lisieux e difundida por Madre Teresa de Calcutá. Teologia que foi absorvida pela versão brasileira da doutrina, embora reprovada pelo Espiritismo original kardeciano.

OLAVO DE CARVALHO: SUCESSOR DE DIVALDO FRANCO?

Interessante que o pensamento ultraconservador de Xavier se assemelha muito com outro pseudo-sábio famoso, muito influente atualmente e que serviu de inspiração para duas obras "espíritas" recentes: o astrólogo Olavo de Carvalho. Astrólogo que demonstrou recentemente estar por trás de boa parte do projeto de governo de Jair Bolsonaro, tendo o direito de escolher dois ministros, o da Educação e o das Relações Exteriores.

As teses malucas de Olavo - que inclui a transformação do Foro de São Paulo, uma reunião de políticos progressistas em prol de projetos humanitários, em uma máfia,  sem qualquer tipo de prova - foram aproveitadas nos dois livros de Robson Pinheiro, O Partido e A Quadrilha, assinadas supostamente por um "espírito", usando o irônico nome de "Inácio". A assinatura é do "Inácio", mas o conteúdo dos livros é puro Olavo de Carvalho.

O interessante é que os dois livros olavianos de Robson Pinheiro se afinam ideologicamente com Chico Xavier, idolatrado ingenuamente pelos progressistas por causa do estigma de "maior filantropo do mundo" e do fascínio do "médium" por ficção científica, o que dão a ilusão de que o beato de Pedro Leopoldo, educado pelo Catolicismo mais medieval, era uma pessoa progressista.

Mas quem assistir a famosa entrevista de Xavier para o talk show Pinga Fogo, da TV Tupi, dada ainda no auge da pior fase da ditadura militar, vai se chocar com o ultra-conservadorismo mostrado pelo "médium". Ultra-conservadorismo coerente com a sua formação medieval, comum nas cidades do interior brasileiro do início do século XX.

Sem uma nova liderança a atrair público e se manter de pé, o "Espiritismo" necessita de uma voz a substituir Divaldo Franco, hoje uma liderança imensamente idosa e doente. Juntando as peças, detectamos que a melhor pessoa a continuar o trabalho de Franco - outro ultra-conservador e entusiasta da Astrologia como o "médium" baiano - é o astrólogo Olavo de Carvalho.

Apesar de ter baixa escolaridade e sérios problemas mentais, Olavo é o que melhor representa o "Espiritismo" brasileiro, unindo ultra-conservadorismo com Astrologia e com o poder de influência bastante sedutor. Mas Xavier não era outro doido de baixa escolaridade, místico e altíssima influência? Olavo de Carvalho e Chico Xavier são almas gêmeas. Têm tudo a ver um com o outro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trocar religião por bebida e drogas é trocar uma ilusão por outra

De olho no voto de evangélicos, Lula faz uma carta em prol das religiões

Retrocesso: filme "espírita" arranca ator de seu ateísmo