Não vamos encerrar nosso blogue

Recebemos via Facebook um comentário de alguém que interpretou de forma diferente da nossa os ideais de Allan Kardec dando a entender que o codificador queria fundar uma igreja. Sei que a associação de religiosidade e Espiritismo anda tão arraigada no Brasil que até mesmo para os que não concordam com a FEB e seus ídolos e dogmas fica difícil dissociar as duas ideias.

O missivista achou incompatíveis as ideias sobre Espiritismo e Ateísmo, como se - opinião dele - o mundo espiritual e os espíritos só existissem com a decisão de uma individualidade, ou seja, de uma pessoa que vive escondida e que se acha dona de toda a humanidade. 

O mesmo missivista usou a palavra "divindade", o que me leva a crer que ele pode ter se baseado em um erro de tradução (FEB?), ou se a espiritualidade tivesse usado o termo para não entrar em conflito com o Catolicismo do seculo XIX, onde foram escritas as obras da codificação.

De qualquer forma, não acreditamos em individualidades autoritárias e muito menos em divindades. Não vamos encerrar este blogue porque além de estimular novos debates seria uma forma de censura e de adaptação ao ponto de vista pessoal do missivista que pediu o nosso fechamento. Até porque ele deve crer em ideologias fechadas e na submissão de toda a humanidade a uma só pessoa.

Vamos continuar o nosso blogue em respeito ao direito à liberdade de expressão e ao estímulo à análise racional. Do contrário que o missivista pensa, nos deu anda mais munição para levarmos esse debate adiante, na tentativa de dissociar de vez o Espiritismo de qualquer forma de igrejismo (Igreja de São Kardec?), seja católico ou não.

Espíritos não precisam de divindades para existir. A Física, a Química, a Biologia ou qualquer outra ciência vai descobrir o que existe além da matéria. E ser contra esta descoberta e assumir o Espiritismo como uma igreja, cheia de absurdos, contradições e fantasias. Pois não é preciso ser chiquista ou seguir a FEB para se tornar um beato fanático e alucinado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trocar religião por bebida e drogas é trocar uma ilusão por outra

De olho no voto de evangélicos, Lula faz uma carta em prol das religiões

Retrocesso: filme "espírita" arranca ator de seu ateísmo