Materialismo dos religiosos reforça fé em Deus

O "Espiritismo" brasileiro é materialista. Como é a forma consagrada, mesmo sendo errada, do que os brasileiros conhecem como "Doutrina Espírita", acabou contaminando também os espíritas que pretendem retomar as ideias originais kardecianas descartadas pelas lideranças brasileiras que falam em nome da doutrina.

Todos acabaram por construir o mundo espiritual com base no que observa na realidade material. Ignoram que estamos ainda sem a capacidade de entender tudo que foge de nossa realidade e ao ler as obras da codificação, interpretam o mundo espiritual como se fosse igual ao da matéria. 

E para os que acreditam, é conveniente que este mundo espiritual que copia o material, tenha uma liderança aos moldes das que existem na Terra, pois lhes dá ilusão de organização.

Por mais incrível que possa parecer, o materialismo é que reforça a ideia da existência de Deus. Incapazes de aceitar a hipótese de um universo auto-sustentável, a ideia de uma liderança máxima, igualzinha as lideranças terrenas (políticos, empresários, sacerdotes, celebridades) parece bem confortável.

Como eu falei, isso dá uma ilusão de organização, pois estamos acostumados a enxergar a ausência de lideranças como sinônimo de desorganização e baderna. Como crianças, queremos um tutor para cuidar do ambiente onde nos encontramos

Mesmo que a forma desse Deus varia, ele sempre possui características humanas. Se ele é um espírito como nós, ora, ele é tão humano como nós, pois espíritos são pessoas sem os corpos. E como aceitar que a ideia de um universo infinito e o destino de zilhões de almas estejam nas mãos de uma individualidade humana, a satisfazer s interesses deste? Estranho.

Pode parecer um pouco contraditório para os religiosos em geral, mas a ideia de um líder humano a controlar tudo me parece logicamente mesquinho e materialista. Tem muito a ver com a nossa incompetência para entender o que esta além de nossos olhos. Paremos de inventar coisas e esperemos a ciências se evoluírem. Aí estaremos mais maduros para entender a realidade dora desta matéria, sem as frescuras da sobrenaturalidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em franca decadência, "Espiritismo" brasileiro, consagrado como uma igreja, apela para não acabar

Alegada "impossibilidade" de ateísmo espírita tem origem nos dogmas de Chico Xavier

Por um Espiritismo totalmente divorciado da religião