A antropomorfização do Deus "espírita"

Os "espíritas" brasileiros acreditam em Deus. E como fizeram da doutrina uma religião igrejista, com cacoetes importados do Catolicismo, este Deus teria que ter forma humana. Não seria legal para um bando de beatos ser obedientes a algo que não pareça humano.

Mas apesar da declaração recente do "mestre" Divaldo Franco (um deturpador, como muitos na versão brasileira da doutrina) de que "Deus é uma pessoa do sexo masculino, e isso está perfeitamente correto", os "espíritas" brasileiros preferem acreditar que Deus é um espírito como nós, só que um pouquinho mais "poderoso (e autoritário, bom lembrar). O que não deixa de ser uma forma de antropomorfização.

Deus, sendo um espírito como nós, é também humano. Uma pessoa que, por ser, digamos, perfeita, não teve a necessidade de reencarnar, controlando todo o universo dentro de seu esconderijo, pois como "líder máximo do universo", possui direitos que a humanidade não possui, dentre eles o de viver escondido sabe-se lá aonde. Acredita-se que ele aparecerá para os "mais evoluídos", o que lembra muito os protocolos que temos que ter para nos encontrar com as lideranças na Terra.

É absurda a ideia de que todos os seres do universo, incluindo a vasta humanidade, estaria submetida - e subordinada, submissa - a uma individualidade, ainda mais humana. Quer dizer que tudo que acontece no universo é para satisfazer os interesses mesquinhos de uma liderança humana? Um líder que apesar de onipotente e onisciente, vive escondido de todos nós? E porque ele se esconde? Ele é um monstro, uma aberração, um ditador sanguinário? Sei lá!

E mesmo sendo espiritual, ele ainda representa uma forma humana. Ainda somos muito infantis e por isso preferimos acreditar num tutor, uma espécie de "pai" a nos "orientar", dar ordens e "prestar socorro". Somos crianças ainda incapazes de andarmos sozinhos.

Continuem acreditando no seu Tutor Fujão e mantenham a inércia que preserva integralmente todos os erros que vemos ao nosso redor no cotidiano, o que tem travado e adiado a evolução espiritual da humanidade na Terra. Se somos incapazes de resolver problemas é porque preferimos entregar a missão de resolver, que deveria ser nossa, a esse Carinha que vive se escondendo de nós com vergonha da insensatez das seitas e filosofias que tanto O veneram.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trocar religião por bebida e drogas é trocar uma ilusão por outra

De olho no voto de evangélicos, Lula faz uma carta em prol das religiões

Retrocesso: filme "espírita" arranca ator de seu ateísmo