O que importa não é acreditar em Deus. É acreditar nas pessoas

Que mal há em ser ateu? Se Deus ainda não teve a sua existência confirmada através de evidências, porque somos obrigados a acreditar nele? Se uma coisa não pôde ser comprovada, porque ela tem que ser aceita? portanto é um direito mais do que justo o de não acreditarmos em Deus ou em qualquer coisa ou pessoa que se apresente como "santidade".

A crença em Deus não os faz bons ou maus. Há ateus bons e ateus maus assim como há fiéis bons e fiéis maus. Isso depende não da fé em divindades, mas da fé nos seres humanos. Se você acredita na espécie humana e reconhece que a maldade é um estado primitivo que tende a desaparecer com  esclarecimento racional, você consegue desenvolver o senso de altruísmo, que é o que verdadeiramente interessa.

Para os menos esclarecidos, é estranho não acreditar em um Deus porque isso é instintivo. Acreditar em Deus tem muito a ver com a nossa necessidade infantil de ter um ser superior (um adulto) a nos cuidar, dar ordens e estar de plantão nos momentos difíceis. A medida que amadurecemos, deixamos de ter a necessidade de um tutor e é aí que nasce o ateísmo, que em si é altamente saudável.

Não vamos condicionar a Doutrina Espírita a crença no fato de um homenzinho que vive escondido a controlar todo o universo. Se ele foi mencionado na codificação como uma pessoa, certamente porque os espíritos reveladores não quiseram chocar a sociedade da época, deixando a questão da existência em Deus para momentos ulteriores. Até porque na época da codificação, o foco era a existência dos espíritos e a possibilidade de vida não-material. Ir além disso atrapalharia a compreensão de algo que já era bastante complexo.

E ser ateu nos traz uma vantagem imensa: a de assumirmos melhor as nossas responsabilidades, sem esperar ajuda "divina" e reconhecendo que se todos na somos irmãos como as religiões classificam, pelo menos vivemos numa mesma casa (o universo) e que o bom senso sugere que todos que vivem nesta mesma casa devam ter seus direitos respeitados e favorecidos no alcance de seu bem estar e felicidade. E isso é o verdadeiro altruísmo, que não necessita da crena em um Deus para ser posto em prática.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trocar religião por bebida e drogas é trocar uma ilusão por outra

De olho no voto de evangélicos, Lula faz uma carta em prol das religiões

Retrocesso: filme "espírita" arranca ator de seu ateísmo